Tutorial: GoogleMaps Offline no W580i e W610

Tutorial testado e aprovado nos seguintes aparelhos: W580i e W610.

Não tive oportunidade de testar em outros aparelhos.

Parte A:

Primeiros passos > Instalação do Mobile GMaps.


Baixe o aplicativo Mobile GMaps, ele será instalado no celular. O download pode ser feito por aqui: Mobile GMaps.Jar.

Salve o aplicativo em um local de fácil acesso em seu PC. Ele virá compactado como um arquivo do WinRar, NÃO descompacte o arquivo.

Conecte seu W580 no PC e selecione no celular a opção "Tranferencia de Arquivos". O aparelho será reconhecido como um Disco Removível pelo PC. Clique 2x no ícone do Disco Removível referente a seu aparelho, aparecerá varias pastas. Abra a pasta "Others" e jogue o aplicativo Mobile GMaps dentro dela. Lembre-se: Não descompacte o arquivo, mande-o para a pasta mantendo-o compactado, da mesma forma de qdo foi feito o download.

Após enviar o aplicativo, desconecte o celular do PC. Vá em Menu > Gerenciamento de Arquivos > Outros, localize o arquivo referente ao Mobile GMaps e clicke em "Instalar". O aparelho perguntará se vc pretende instalar na pasta Jogos ou na pasta Aplicativos, selecione a opção "Aplicativos". Após a instalação aparecerá uma mensagem perguntando se vc pretende iniciar o aplicativo, selecione a opção "Não"

PS: Certifique-se de que seu aparelho está configurado para salvar e instalar os arquivos no Cartão de Memória, pois o aplicativo não irá funcionar corretamente se for instalado na Pasta Raiz do celular.



Parte B:

Download e configuração do gMapMakers > Configuração p/ download dos Mapas


Faça o download do gMapMaker através deste link: http://www.mgmaps.com/gMapMaker-setup.exe. Instale em seu PC.


Vá em http://www.mgmaps.com/create/. Procure no Mapa a região que você irá baixar e selecione a área. Para selecionar o primeiro ponto você tem que dar um clique no mapa e para selecionar o segundo ponto você tem que dar um clique em outro ponto, vc tem que fazer isso até a área ser fechada. (são quatro pontos para selecionar uma área)

Demarque no site do mapa:

Zoom Level: from 16 to 16 (você pode baixar varios zoom ao mesmo tempo, exemplo 12 à 16)

Level of detail: Fast and rough (você pode escolher qualquer outra opção)

Type of map: Google Road Maps (você pode escolher para baixar de satélite, e usar o proxy no gMapMaker para poder baixar as fotos sem que o Google te bloqueie.)

Certifique-se de escolher a opção de mapas (Maps, Satélite ou Hibrido). Isso será importante qdo vc fizer a configuração do Mobile GMaps.

Clique em Generate e irá ser criado um arquivo .map com um nome parecido com Map2145687006540. Salve esse arquivono diretório do gMapMaker. No meu caso esse diretório está em C:/Arquivos de Programa/gMapMaker (diretório padrão de instalação).

Abra o gMapMaker, coloque um delay acima de 500. Caso você esteja baixando Fotos do Satelite é bom você habilitar o proxy. Selecione em Operating Mode a opção "MGMaps mode, use a .map file", depois clique em "Go.." e selecione o arquivo .map que foi salvo anteriormente no diretório do gMapMaker .

Após a conclusão do download dos mapas, será gerado pelo gMapMaker um diretório chamado MGMapsCache. Novamente conecte seu o celular no PC e selecione no aparelho a opção "Tranferencia de Arquivos". O aparelho será reconhecido como um Disco Removível pelo PC. Clique 2x no ícone do Disco Removível, aparecerá varias pastas. Abra a pasta "Others" e jogue o diretório MGMapsCache dentro dela.



Parte C:

Configurações do celular para acessar os Mapas


No celular, abra o Mobile GMaps, vá em Menu >Settings >Map Browsing e marque as opções "Stored Maps" e "Offline Mode". No campo "Storage Path" selecione o caminho onde você salvou seus mapas, na Parte B. Deverá ficar assim: e:/Other/MGMapsCache.

Na opção "Memory Cache (kb)" digite o valor 65536. Salve as alterações.

Vá em Menu > Settings > Display, na opção Coordinate Format selecione o formato (DD.ddddd) e salve. Após salvar as alterações, reinicie o Mobile GMaps.

Vá em Menu > Map Types > Not Available e habilite as opções Google Maps, Google Satellite ou Google Hybrid (de acordo com o tipo de mapa que vc fez o download). Salve as alterações. Depois vá em Menu > Maps Type > Yahoo Maps e desabilite todas as opções que estiverem habilitadas. São 3: MAP, SAT, HYB. Salve as alterações.

Agora para encontrar o mapa no celular temos que configurar o Mobile Gmaps para que quando ele for iniciado o ponto inicial dele seja o mapa que você tem no celular, caso contrario ele abrira em algum outro ponto do globo terrestre.

Em seu PC vá em C:\Arquivos de programas\gMapMaker. Dentro deste diretório estará o arquivo .map, identificado com um nome como Map2145687006540. Abra este arquivo com o WordPad. Dentro do arquivo Map estarão as coordenadas do mapa.

Exemplo: -23.026693823076034, -47.2412109375. Anote essas coordenadas.

No celular, com o Mobile GMaps ainda aberto, vá até Menu > Favorites, clique no ícone logo abaixo, à esquerda, e selecione a opção Add. Preencha os campos.

Name: coloque o nome da cidade que você baixou o mapa

Latitude: -23.02669 (utilizando o exemplo acima)

Longitude: -47.24121 (utilizando o exemplo acima)

PS: As coordenadas deve conter somente 5 casas depois do ponto.

Map Type: deixe como Google Maps. ( ou selecione Google Satellite ou Google Hybrid, de acordo com o tipo de mapa que vc baixou)

Salve essas alterações e reinicie o Mobile Gmaps. Vá até Menu > Favorites e clique no nome da cidade que você criou.

Pronto!!!

Os mapas já deverão estar funcionando offline no W580i.



Dica: Você pode baixar quantos níveis de zoom quiser. Se quiser baixar mapas de fotos de satélite, basta escolher "GoogleSat" no MapTileCache.Para baixar áreas diferentes no mesmo zoom, é só seguir os passos.Pegue a pasta com o zoom que você já possui e deixe dentro da pasta 'C:\GMaps\MGMapsCache\' e mande baixar a área que você quer, o programa ira atualizar os arquivos, se nessa nova área a ser baixada tiver áreas repetidas (iguais a que você já possui) o programa irá pular o download, baixando somente as áreas novas.

Dica 2: Sempre guarde no diretorio MGMaps do programa todos os arquivos .map que vc baixar, e mude os nomes desses arquivos para que vc possa identificá-los melhor. Dessa forma, se o Google bloquear os downloads, mesmo que vc esteja utilizando o Proxy do programa, basta vc selecionar o mesmo arquivo .map que foi bloqueado. O programa irá pular todos os mapas já baixados, dando continuidade nos downloads apenas dos mapas que vc não consegui baixar por causa do bloqueio..

OBS: Caso não consiga visualizar os mapas, verifique se o arquivo cache.conf, que é criado automáticamente junto com os mapas, está dentro da pasta MGMapsCache.


Créditos ao Diego_Moder

40 comentários:

  1. Anônimo Online! 30 de novembro de 2008 às 15:00

    Bruno,
    Muito legal seu tutorial! O melhor que encontrei sobre o Mobile GMaps.
    Obrigada!
    Paula.

     
  2. Anônimo Online! 4 de janeiro de 2009 às 14:28

    Wanderley.
    Antonio Show de Bola Valeu Cara.

    Obrigado, ajudou muito.

     
  3. Anônimo Online! 13 de janeiro de 2009 às 14:33

    Muito bom...
    Fiz no meu Z750i e funcionou tranquilo! Inclusive o GPS!!!
    Muito bom kra...
    valeu mesmo!!

     
  4. Bruno Gomes

    Obrigado a todos!

    Agradeço a preferência... ^^

     
  5. Anônimo Online! 11 de fevereiro de 2009 às 03:29

    Olá Bruno...segui o teu tutorial e instalei tudo certinho no meu Sony Ericsson K 660I. Show de Bola. Só estranhei do tamanho do arquivo ter aumentado depois de jogado no cartão de memória!? Mas Valeu mesmo.

     
  6. Bruno Gomes

    Estranho esse aumento no tamanho do arquivo, o que poderia aumentar seria cache.conf , mas o que realmente importa é que funcionou e você está satisfeito!

    Abraços

     
  7. Anônimo Online! 5 de março de 2009 às 08:20

    Blz Bruno, funcionou legal no w760i, tem como por um navegador que busca por endereço, ou esse já tem, sou leigo no assunto.

     
  8. Bruno Gomes

    Amigo se existe algum navegador que faça uma busca por endereços desconheço, e com relação ao GMaps ele também não tem este suporte( Busca por nome ).

    Abraços

     
  9. Anônimo Online! 12 de março de 2009 às 07:37

    bruno, não consigo visualizar o mapa,somente aparece do display do celular a frase "mobile map tiles not available, please zoon out ar checla your connection settings"

     
  10. given Online! 17 de março de 2009 às 05:29

    And here is a tutorial for Google Maps made in paper :) (just for fun)
    Pretty sure you'll like it.
    http://www.youtube.com/watch?v=I9TtDecveCE

     
  11. Anônimo Online! 18 de março de 2009 às 09:29

    eu tenho uma duvida
    diz que para arquivos de fotos satelite era bom usar um proxy
    tem algum exemplo de proxy?

     
  12. Gonçalo Sampaio Online! 18 de março de 2009 às 09:31 Este comentário foi removido pelo autor.  
  13. Bruno Gomes

    Anônimo ( Comentário 9 )

    Tente refazer o processo amigo. E pra questão de curiosidade, qual seria o seu modelo?

    Anônimo ( Comentário 11 )

    No tutorial diz, habilitar amigo.
    O que seria?
    Habilita-lo nas conigurações.
    Creio que o disponível( http://nntime.com/ ) quando você habilita dê conta.

    Abraços

     
  14. Anônimo Online! 20 de março de 2009 às 10:45

    Funcionou no meu w200, so que toda hora ele fica dando a seguinte mensagem: Permitir que o aplicativo leia os dados do usuario? Tem como tirar essa mensagem chata????/

     
  15. Anônimo Online! 23 de março de 2009 às 12:19

    na ora de gerar o .conf o gmapmaker diz q meu ip tah na black list do google

     
  16. Bruno Gomes

    Rodrigo Barreta ( Comentário 14 )

    Não olhei a fundo as conigurações do App, mas deve ter sim como desativar essa pergunta a todo tempo.
    Resta fuçar até encontrar...

    Assim que pegar um SE vou estar tentando encontrar alguma opção que dê ao app acesso com todas as permissões, sem perguntas.

    Anônimo ( Comentário 15 )

    Procure utilizar outro PC( IP da internet diferente ), ou então caso tenha IP dinâmico, remover e recolocar o cabo do modem para uma nova conecão e novo IP.

    No aguardo...

    Abraços a todos!

     
  17. Anônimo Online! 26 de março de 2009 às 17:13

    bruno, não consigo visualizar o mapa,somente aparece do display do celular a frase "mobile map tiles not available, please zoon out ar checla your connection settings" modelo w580i

     
  18. Bruno Gomes

    Amigo, provavelmente o erro está no mapa que você baixou e não no método. Tente baixa-lo novamente e refazer o processo.

    Abraços

     
  19. Anônimo Online! 7 de abril de 2009 às 10:52

    aki quando eu tento abrir o programa intalado no computador ele abri um caixa d dialogo q da a seguinte mensagem, adquirir a versão correta do do .net framework, ele ta falando q precisa da versão do net framework v2.0.50727...
    como faço pra resolver esse problema???

     
  20. Jean Mourao Online! 20 de maio de 2009 às 11:02

    valew.. funcionou no meu w300i tb

     
  21. Anônimo Online! 28 de maio de 2009 às 14:08

    Olá estou tentando no meu sony ericsson k660i mas qndo abro o mapa nos favoritos ele nao aparece o mapa... tem alguma idéia? Fiz todos os passos diretinho, so qndo eu estava convertendo o mapa no g mapmaker ele demorou um monte, dentro da pasta do MGMAPSCACHE esta sim o aquivo cache.conf, mas dentro das pastas nao tem nada.

    Obrigado desde já.

     
  22. Anônimo Online! 22 de junho de 2009 às 04:30

    Olá Eu estou tento problemas na hora de fazer o download do mapa pelo gmapmaker, ele faz o download mas o unico conteudo que tem sao as pastas nao tem nenhum arquivo nelas, qual será o problema?

     
  23. Anônimo Online! 6 de julho de 2009 às 15:39

    Olá colega. Antigamente eu conseguia baixar os mapas através do gmapmaker mas atualmente não consigo mais fazê-lo.
    O programa cria pastas sem qualquer conteúdo. O que pode ser???

     
  24. hammett_player Online! 9 de julho de 2009 às 15:15

    sou do comentário 22. O problema é que eu não realizava a triangulação exatamente de onde eu gostaria de baixar. E respondendo ao post 23 se tu por acaso usares o Vista, pode ser permissão na pasta. Tava com esse problema tbm, ai foi só trocar o diretório, como a área de trabalho, por exemplo que vai. O meu problema agora é que é baixado vááárias pastas, mas vázia dentro delas com 4Kb ai óbviamente quando boto pro cel, nada ocorre. Pq ta baixando assim?

     
  25. Anônimo Online! 9 de julho de 2009 às 17:29

    opa hammett_player (post 24)! Aqui é o Anônimo 23: estou usando o Windows XP e já testei em várias pastas no HD e nada adiantou. Já tentei baixar vários locais e variados zooms. Infelizmente ainda não consegui. O problema persiste.

     
  26. Anônimo Online! 11 de julho de 2009 às 20:38

    Muito Bom... vc esta de parabens...
    Coloquei o Gmaps no meu K550, e funciono perfeitamente
    Vlw abraço

     
  27. Anônimo Online! 15 de julho de 2009 às 19:02

    Olá! Baixei tudo certo, mas no celular só aparece a pasta "cache" e não "cache.conf", é assim mesmo? Desde já, obrigada

     
  28. Anônimo Online! 20 de julho de 2009 às 12:55

    Eu fiz todo processo, e quando ativo sistema, somente aparece tela de fundo do maps mobile,mais nada. O que pode ser isso
    Eu tenho w580i
    meu email
    carlosbataquim@hotmail.com
    obrigado

     
  29. Anônimo Online! 31 de julho de 2009 às 19:34

    Pessoal F305 OK
    Perfeito

     
  30. Unknown Online! 16 de agosto de 2009 às 20:30

    Pessoal, tenho um C510 e instalei tudo, inclusive a nova versao do software q fica no cel. mas quando peço para o gps dizer onde estou aparece o erro "gps position not yet determined. make sure the phone can receive/determine gps information and the satllite signal strenght is good, wait for a few seconds try again". Consigo visualizar o mapa q baixei tudo certo, mas nao consigo fazer a localizacao atual. alguem pode me ajudar? obrigdo

     
  31. Anônimo Online! 28 de agosto de 2009 às 12:04

    Olá! Baixei tudo certo, mas no celular só aparece a pasta "cache" e não "cache.conf", é assim mesmo? Desde já, obrigado [2]

     
  32. Anônimo Online! 28 de agosto de 2009 às 12:06

    Olá! Baixei tudo certo, mas no celular só aparece a pasta "cache" e não "cache.conf", é assim mesmo? Desde já, obrigado,essa parte de configuraçoes C se referem ao gmaps ou ao gmmaker??
    se for o caso tenho que colocar creditos para configurar o programa

     
  33. Anônimo Online! 24 de outubro de 2009 às 19:09

    parabéns
    muito bom
    funciona no c905,,, testado e aprovado

     
  34. Anônimo Online! 7 de janeiro de 2010 às 11:44

    conseguir todos os processos
    só naum sei como abrir os mapas
    fiz o negocio da latitude e longitude mais aparece tantos dados no wordpad que naum sei qual usar. e nem sei qual opção usar para abrir o mapa
    search>find place
    >local search ou que

     
  35. Leone Online! 13 de janeiro de 2010 às 14:09

    To com problema na hora de por os arquivos no cartao de memoria ,quando eu jogo eles para dentro no cartao eles ficam com um tamanha absurdo no pc mostra 1,5gb no cartao de memoria passa dos 3gb .. tem alguma solução pra isso?

     
  36. Péricles Gomes Online! 27 de janeiro de 2010 às 08:10

    tbm to com esse problema
    os mapas no pc deram 54mb, ao passar para o chip ele aos 75% do envio consome os 850mb q estão sobrando no meu chip.

    Mais uma pergunta, quando ñ consigo mais ver os mapas no site do googlemaps, quer dizer q a google me bloqueou???
    No mapa aparece uma mensagem "infelizmente ñ temos mapas dessa região com esse nivel de detalhamento", isso aparece em todo o mapa...

    ha alguma solução para esses problemas??

     
  37. Gessé & Ingrid Eternamente Juntos Online! 12 de março de 2010 às 17:25

    Ola pessoal s alguem poder me ajudar! fiz e refiz tudo certinho mais na hora de visualizar o mapa no celular so fica aquela seta amarela(como 1 pingo de caeça pra baixo) no centro da tela e o nome da cidade do mapa escolhido e mais nada. o que esta errado sendo que tudo esta nos seus lugares inclusive o arquivo cache.conf me ajudem ja fiz esse processo umas 4 a 5 veses e nada.
    meu celular e um SE W380. abraços
    Resposta por e-mail por favor...
    (gesse-rocha@hotmal.com)

     
  38. Anônimo Online! 20 de junho de 2010 às 17:35

    cara, nota 10, simples mente maravilhoso.



    agora o unico problema e ter memoria pra pega uma cidade toda com variação de 6 a 16(aprox, o que facilita uma navegação e localizção rapida(6) e o com maior detalhamente(16))agora me diga uma coisa, ao enves de eu ter que pegar todos do 6 ao 16 tem como pegar exclusivos,ex: 3,6,16
    isso ajudaria mt reduziria o peso quase pela metade, pois a maioria dos estagios de detalhamentos raramente sao usados, tornando-se "pesos mortos".em fim vlw pela ajuda.



    mais uma coisa, se possivel tem como vc explicar como funciona o gps?creio eu que seja apenas online certo, se sim retiro meu pedido.



    vlw!!!

     
  39. Anônimo Online! 20 de dezembro de 2010 às 11:27

    Respondendo por experiencia a alguns comentarios:

    Se as pastas estao vazias, significa que o IP usado para "sacar" os mapas esta na banList do Google, por quanto tempo nem eu sei, NEM vale a pena tentar mudar, a nao ser por proxys que nao tenham sido RECENTEMENTE USADAS;

    Para sacar zooms "expecificos" como no post acima referido, o min e max zoom têem que ter o mesmo valor= min:X,MaxX;

    Continuando... (e esperando nao fazer triple post)-->

     
  40. Anônimo Online! 20 de dezembro de 2010 às 11:30

    Continuando o post 39--->
    Relacionado com o "tamanho" das imagens no Pc e no Cartao de Memoria: o Disco Rigido do PC usa "blocos de memoria Minusculos", inclusive "fragmentados", ao contrario do cartao de memoria.
    Significa que, mesmo que uma imagem no pc ocupe 1-20Kb por BLOCO, no Cartao de Memoria, cada IMAGEM ocupa _UM BLOCO INTEIRO_ do cartao de memoria(32Kb por bloco se nao me engano),portanto, dependendo do mapa a meter no cartao e dependendo do cartao usado, o tamanho diferencia por uma enormidade descomunal.

    Isto é o que eu consegui perceber por experiencia propria. espero que tenha ajudado ;D

     

Arquivo

Últimos Posts

Leitores

Melhor visualizado: Resolução da tela: 1024x768