Recomendações
1 - Colocar todos os arquivos que serão utilizados em uma só pasta no PC para facilitar os procedimentos.
2 - Por a CDA descompactada em uma pasta de fácil localização( de preferência no mesmo local do MAIN e FS )
3 - Tenha o MAIN, FS( CID53 ) e CDA do aparelho em questão.

Tenha noções básicas sobre o uso do Far Manager, para facilitar fiz uma pequena imagem:



Vai algumas dicas das principais teclas utilizadas:

F1 - Ajuda
F4 - Mudar atributos do arquivo
F5 - Copiar
F6 - Renomear
F7 - Criar nova pasta
F8 - Deletar
F9 - Mostra menu superior do programa
F10 - Sair

O que vai ser necessário?

- FarManager Portable JDFlasher - DB2020 CID53 e PNX5230
- USB Flash Driver ( Baixe e executar o instalador dos drivers, depois com o aparelho desligado segure o botão C e conecte o cabo USB, o assistente de novo hardware aparecerá, basta colocar para instalar automaticamente. )
- MAIN , FS e CDA de acordo com o aparelho( Já mencionado anteriormente ). Um site ótimo para encontrar Firmwares de Sony Ericsson é o 4shared .

Depois de ter tudo que é preciso em mãos e drivers instalador corretamente vamos ao Tutorial.

1 - Abra o Far Manager e pressione F11 para que os plugins instalados sejam exibidos, selecione o just da flasher

2 - Do lado esquerdo você verá uma caixinha com o nome script, selecione de acordo com a plataforma do seu aparelho( DB2012, DB2020 ou PNX5230 )

3 - Na parte central você verá mais uma caixa, está com o nome port, selecione DCU-60 que é o cabo utilizado nos procedimentos.

4 - Na direita você verá mais outra caixa, está é a da velocidade( speed ), para a plataforma DB2020 e PNX5230 selecione a mais alta( 921600 ) já para DB2012( W200 e etc ) selecione a mais baixa( 115200 ).

Após tudo configurado corretamente você já pode clicar no botão jump down into a large rabbit-hole na parte inferior. Aparecerá uma nova tela pedindo para que você conecte o aparelho no modo Flash( com o aparelho desligado segure C e conecte o cabo. ), se você fizer corretamente o aparelho será reconhecido( já deve ter o drivers instalado ) e você irá visualizar duas pastas no programa, a oflash e ofs. Entre na pasta oflash e na parte direita do programa( parte de navegação do PC )navegue até a pasta onde se encontra o MAIN e FS do aparelho. Clique no MAIN e aperte F5( copiar ), será perguntado se você realmente deseja copiar e você deve confirmar, depois será perguntado se deseja Flashear, basta aceitar. Você verá o programa escrevendo todos os blocos do MAIN no aparelho e ao fim aparecerá uma mensagem de OK. Copie o FS da mesma forma para a pasta oflash e espero receber o OK de êxito.

Após enviar MAIN e FS vá clicando em ".."( botão de voltar diretórios )do lado esquerdo do programa até que apareça uma mensagem perguntando se deseja encerrar a conexão, aceite e desconecte o aparelho.
Obs:Ainda não ligue o aparelho.

Chegou a hora de enviar os arquivos da CDA e finalizar o processo de Flash do seu Sony Ericsson.

Novamente execute e configure da mesma forma o plugin just da flasher e quando o aparelho for reconhecido e exibir as pastas oflash e ofs você entrar desta vez na pasta ofs( corresponde aos arquivos de sistema do aparelho ), após serem carregados os arquivos siga o seguinte caminho no programa tpa\preset\custom, em seguida no lado direito do programa navegue até a pasta da CDA descompactada e copie todos os arquivos da pasta Custom( do PC ) para a Custom( do aparelho ), ao final tendo copiado todos os arquivos( Customize.xml, CONTENT_DOWNLOAD_HOOK.itm, GAMES_HOOK_3.itm entre outros ) vá clicando no ".." para ir voltando os diretórios até que seja perguntado se deseja desconectar do programa, aceite, retire o aparelho do cabo USB e finalmente poderá liga-lo!

-----------------------------------------
Todos os créditos a Bruno Gomes
Caso queiram copiar mantenham os
créditos

GSMBrasil - http://www.gsmbrasil.info/
AllSony - allsony.blogspot.com
-----------------------------------------

59 comentários:

  1. Anônimo Online! 8 de novembro de 2008 às 18:33

    Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiito Obrigada MESMO viu!!!!!!!!

    Seu tutorial me ajudou flashear certinho um k800.
    O celular voltou a ser legal denovo =D

    Vlw

     
  2. Bruno Gomes

    Denada, estamos aqui a serviço dos membros!
    Obrigado pela visista, volte sempre...

    Abraços

     
  3. Anônimo Online! 5 de dezembro de 2008 às 15:25

    Seguro pra fazer no w380?

     
  4. Anônimo Online! 13 de dezembro de 2008 às 19:23

    eu fiz do jeito q esta no tutorial e na hora de entrar na pasta ofs deu esse erro get89data(iousb::getblock(time exceed) sera q tem como vc me ajudar a resolver.....

     
  5. Bruno Gomes

    Isso provavelmente é problema do seu Far Manager amigo, tente pegar outra versão com JDFlasher, e Filipe isso é 100% seguro de fazer no W380.

     
  6. Anônimo Online! 22 de janeiro de 2009 às 11:16

    tenho um k800i cxc1250210 r8bf003 080/30
    1° nao sei qual cda dele
    2° ele esta em ingles nao acha rede e reinicia toda hora
    3° ao fazer esse procedimento apareceu "setdirectory(setmode(doscript(cmd3c(hdr(cmd3cbody(bad answe 10 )))))))"
    4° achei q era soh atualizar q ele funcionaria mas nao ta dando
    5° SOCOROOOOO

    SE PUDER ME AJUDAR POR AKI OU POR EMAIL FICO MT GRATO

    DADINHO.CORE@GMAIL.COM

     
  7. Bruno Gomes

    Amigo você deve certifica-se de ter utilizado os arquivos corretos. MAIN e FS de mesma SW e CID( De acordo com o seu é claro ) e CDA correta.

    Não existe FS america 2, portanto não dá para por o K800 direto para português br, o processo para Traduzir é esse:
    Tradução K800 R8F0003

    Fique de olho, pois a tradução só vai na SW R8F0003, você deve mandar o MAIN e FS referentes a esta versão.

    Abraços

     
  8. Anônimo Online! 22 de janeiro de 2009 às 11:56

    bem
    nao consegui achar os arquivos e a CDA nem sei qual eh

     
  9. DADINHO.CORE Online! 22 de janeiro de 2009 às 22:01

    onde eu acho SW R8F0003 soh achei fs e main da r8bf003

     
  10. DADINHO.CORE Online! 22 de janeiro de 2009 às 22:07

    tentei fazer o tutorial mas na hora de abrir a pasta oflash deu erro "setdirectory(setmode(doscript(cmd3c(hdr(cmd3cbody(bad answe 10 )))))))"
    depois de clicar em ok ficaram os 2 lados iguais

    isso eh erro do aparelho ou do far manager?

     
  11. Bruno Gomes

    Amigo primeiramente tenho de saber seu CID, pois sabendo o CID posso te indicar a melhor solução.

    ------------------------------------
    Caso seja 52:

    Pequeno erro de digitação amigo, mil desculpas, a SW é R8BF003 mesmo.

    Use FS Europe 2, a MAIN pode ser a genérica e a CDA esta AQUI

    Obs, faça o processo de Flashing pelo SETool2Lite.( Lembrando mais uma vez, CASO O CID SEJA 52 )

    Depois basta fazer o processo de tradução.

    ------------------------------------

    Caso seja 53, aí sim, só via Far Manager.
    Lembrando que a CDA que você utiliza no CID52 pode ser a mesma do 53. Esta AQUI

    ------------------------------------

    E este erro o qual você menciona me parece ser do programa. Tente baixar de um outro link e tentar novamente.

    Após Flashear-lo corretamente faça o processo da Tradução.

    Abraços

     
  12. DADINHO.CORE Online! 23 de janeiro de 2009 às 05:11

    entao bruno e cid 53 eu uso a CDA q vc posto msm?
    qual eu uso para MAIN e FS?

    vlw cara vc ta me ajudado mt acho q finalmente o cel vai funciona

     
  13. DADINHO.CORE Online! 23 de janeiro de 2009 às 08:59

    consegui passar os arquivos porem o telefone continua reiniciando a cada 1 min

     
  14. Bruno Gomes

    Hum... Mas ele iniciou normalmente?

    -----
    A CDA pode ser a mesma tanto para o CID53 quanto CID52
    -----

    Se sim foi compravado que o problema não é no software e sim Hardware, pois com relação a soft o que podíamos fazer fizemos.

    Abraços

     
  15. DADINHO.CORE Online! 23 de janeiro de 2009 às 09:31

    normal nao neh ficou escrito "Please wait"(durante o tempo q ficou essa msg ele continuou reiniciando)+- assim tela branca escurece ai volta na tela principal.

    eu ja uso a versao R8BF003 ...tem como passar outra?pode ser a versao

     
  16. Bruno Gomes

    Tem como sim, olha, geralmente quando fica esta mensagem é devido a não ter enviado a CDA ou a mesma está incorreta. Caso queira tentar outra versão pode numa boa, pegue o MAIN e FS da mesma versão e CDA com a mesma versão de pacote de idiomas da FS( Ex: Europe 2, Asia, Europe Central e etc )

    Abraços

     
  17. DADINHO.CORE Online! 23 de janeiro de 2009 às 09:39

    e tb apareceu uma msg "no netw. coverage" e nao da sinal

     
  18. DADINHO.CORE Online! 24 de janeiro de 2009 às 03:17

    tentei passar a R8BF003 novamante mas deu na msm vc tem algum link com a CDA, FS e MAIN compativeis de qualquer versao ?

     
  19. DADINHO.CORE Online! 26 de janeiro de 2009 às 10:47

    a cda vem con uns numeros tipo CDA102568_2_Generic_CENT_EUROPE
    CDA102568_2_R6A_Generic_Central_Europe

    como eu faço pra saber qual a certa?

     
  20. Anônimo Online! 30 de janeiro de 2009 às 06:56

    eu tentei flashear o meu k790i uma vez.. e acabei matando ele. );
    Bruno vc sabe me dizer o que pode ter acontecido de erradoo?
    aco que a MAIN e FS estavão ruins.
    levei numa AT e me disseraum que não a concerto, que eu perdi o aparelho.
    é verdade?, não a concerto?? eu vou tenta refleshar ele com os arquivos que tem nesse site,
    será que volta ao normall??
    to desesperado aqui, sem cel..
    ajuda please!!

     
  21. Bruno Gomes

    Bem vamos lá...

    DADINHO

    Amigo procure usa a CDA R6A, é a mais recomendável.

    Anônimo K790

    Amigo as causas da falha podem ser diversas:
    - Arquivos corrompidos
    - Falha no meio do Flashing devido a falta de carga da bateria ou outro motivo não aparente e etc.

    Faça um seguinte, me informe seu CID para que eu possa lhe auxiliar no Flashing indicando os arquivos corretos.

    Abraços e desculpem-me a demora.

     
  22. Anônimo Online! 7 de fevereiro de 2009 às 06:51

    Brun, meu CID é 53
    eu ja tentei de td aqui e nada, ele fika na mesma

     
  23. Bruno Gomes

    Qual seria seu aparelho amigo?

     
  24. Anônimo Online! 20 de março de 2009 às 06:52

    No caso o meu cel eh um k800i se eu flashear mudaria oq...? Como coloco menu em flash CID 53 :(
    agradeço desde ja, abraço!!!

     
  25. Bruno Gomes

    Amigo, geralmente se "Flasheia" um aparelho em busca de uma versão mais recente de firmware, que venham com melhorias e etc... No básico é isso.

    Não há mudanças explendorosas, as vezes nem mudanças se percebe.

    Com relação a por menus Flash no CID53 o método é igual a qualquer um outro modelo. O que vai mudar é o programa utilizado... Pois CID53 só quem dá suporte é o Far Manager.

    Eu não fiz Tutorial específico para os DB2020( Plataforma que inclui o K800 ), mas aqui no Blog existe um Tutorial feito para o W380 e você pode utilizar numa boa pois como eu disse o método é o mesmo. A única mudança seria que na hora de escolher os dados( Script, porta e Velocidade ) você escolheria o Script DB2020 ao invés do PNX5230.

    O Tutorial é este:
    Colocando Menus Flash no W380

    Qualquer dúvida pode postar,

    Abraços

     
  26. Unknown Online! 21 de março de 2009 às 05:04

    mUITOOOOO obrigado mesmo pelo tutor conseguir recuperar meu celular vlw mesmo manu

     
  27. Anônimo Online! 21 de março de 2009 às 06:48

    Tentei fazer como voce falou usando o tutorial do w380 e nao deu certo, a barra enche td e nao reconhece o cel, axo q eh mais futuro eu trocar de cel... obrigado...

     
  28. Bruno Gomes

    Sorriso ( Comentário 26 )

    De nada amigo, precisando estamos a disposição!

    Anônimo ( Comentário 27 )

    Você escolheu no Script DB2020?
    Conectou o aparelho em Modo Flash corretamente?
    Tem instalado o Driver USB Flash?

    Aguardo respostas.

     
  29. Anônimo Online! 25 de março de 2009 às 09:39

    Tenho tudo certinho.... Os temas em flash q devo por tem q ser naquelas pastas TPA e tal...? Abraçoo(no K800) obridado!

     
  30. Bruno Gomes

    O Tema em Flash em si é apenas o arquivo SWF, mas para "aparecer" no no lugar de um determinado ícone me seu menu ele deve ser "acionado", aí onde entra o arquivo THM>.
    Por isso que sempre existe um arquivo SWF e um THM correspondente.

    E para onde envia-los?
    Simples, veja:

    Os SWF:
    Tpa/Preset/System/Desktop/Flash

    Os THM:
    Tpa/User/Theme

    Caso queria, pode enviar o arquivo THM normalmente pelo Gerenciador de arquivos. Recomendo por na memório do Cartão.

    Para mais informações:
    Leia aqui!!!

    Abraços

     
  31. diego Online! 29 de março de 2009 às 13:20

    eu fiz do jeito q esta no tutorial e na hora de enviar para pasta ofs deu esse erro get89data(iousb::getblock(time exceed) sera q tem como vc me ajudar a resolver.....

    se possivel me retorne diego.dpr@gmail.com

     
  32. Bruno Gomes

    Este erro foi gerado após tentar na pasta OFS, para envio dos arquivos da CDA?
    Me dê mais detalhes amigo,

    Recomendaria fechar o Far e tentar acessar novamente.

    Caso continue com problemas não se desespere, faça uma atualização com o SEUS que ele "volta a vida" numa boa.

    Abraços e aguardo retorno!

     
  33. Anônimo Online! 9 de abril de 2009 às 09:50

    Eu só quero traduzir ....
    naun sei como ki eu faço
    pelo amor de deussssssssss alguem me ajuda
    adoro meu celular mais ele ta tdo en inglês
    me ajudem

    por favor elguem me add aew no orkut

    paulo_gto2@yahoo.com.br

     
  34. Bruno Gomes

    Ruan para traduzir seu aparelho, o método mais recomendável e direto é Flashea-lo completamente com MAIN, FS e CDA, sendo a FS e CDA do pacote America 2( O qual contém o idioma PT-BR ). Verificando sempre se possuim versão de software e CID correspondentes entre si( MAIN e FS ).

    Caso queira, posso lhe indicar algum pacote, mas para isso preciso saber qual o seu aparelho e versão de CID.

    Abraços e fico no aguardo...

     
  35. Pietro Online! 18 de abril de 2009 às 21:54

    welcome to setool2 lite edition v 1.07
    supported DB2010/DB2012 CID49/50/51, DB2020 CID49/51/52
    Loaded 51 flash descriptors
    ChipID:9900,EMP protocol:0301
    PHONE IS RED RETAIL PRODUCT
    FLASH CID detected:53
    Speed:921600
    Flash ID check:2019
    Flash props sent ok
    OTP LOCKED:1 CID:51 PAF:1 IMEI:35601901309402 CERT:RED
    FLASH CID:53 COLOR:RED

    MAPP CXC article: R6BC002 prgCXC1250669_GENERIC_LI
    MAPP CXC version: R6BC002
    Language Package:EUROPE_1
    CDA article: CDA102568/10
    CDA version: R8A
    Default article: cxc1250671
    Default version: R6BC002

    Network LOCKED
    Operator: MULTIPLE

    Elapsed:7 secs.

    eh um k550i!
    mas pra flashear ele acontece o seguinte
    aparece essa mensagem na primeira parte!
    quando eu tento entrar em "oflash" pra passar a MAIN
    http://img26.imageshack.us/img26/37/erroyfx.jpg
    ja tentei outros FAR mas continua na mesma. alguem pode ajuda?

     
  36. Asaph_Prado Online! 15 de maio de 2009 às 06:12

    não funciona no k790i pois da o seguinte erro
    OpenPlugin(getcid(cant find device info xml [53red])))

    como resolver?
    grato.

    contato (asaphcbp@gmail.com)

     
  37. Anônimo Online! 15 de maio de 2009 às 06:30

    Olá bruno,
    flahsei meu W380 usando o FAR Manege a princípio pra melhorar o som ,mas não deu certo ficou mudo ai resolvir da um flash completo seguindo o tutorial, correu tudo bem sem apresentar "erro" com esse arquivos
    W380_R9BB001_FS_AMERICA_2_RED53
    W380_R9BB001_MAIN_GENERIC_LE_RED53
    w380HB1-06_Gen_CDA102568_107_R8A_GENERIC_AMERICA_2

    MAs notei que quando liguei o celular ficou com uma resolução diferente menor q o normal,depois disso tentei tbm a atualização pelo SEUS,mas este diz estar já com o softwere mais atualizado no momento

     
  38. Bruno Gomes

    Amigos( Anônimo K550 e д§дρњ K790 ) , esta versão do FarManager que estava bugada em alguns scripts.

    Já concertei o link no post, pus a que uso Portable e é 100%!

    Segue o link:
    FarManager Portable JDFlasher - DB2020 CID53 e PNX5230.

    Abraços!!

     
  39. Bruno Gomes

    Anônimo ( Comentário 37).

    Os arquivos estão corretíssimos, não entendo o porque deste erro. Aliás, muitos usuários estão passando por este problema e só conseguem resolver utilizando o SEUS.

    Agora para melhorar o som não precisava Flashea-lo, bastaria trocar o Acoustic.

    Como resolver agora?

    - Você vai ter de flashear seu W380 com um versão anterior e depois atualiza-lo via SEUS.

    MAIN SW R10CA001.
    FS SW R10CA001.

    A CDA pode ser a mesma que você utilizou anteriormente.

    Abraços e aguardo os resultados!

     
  40. Asaph_Prado Online! 15 de maio de 2009 às 15:22

    quando executo o "EXECUTOR" no aparelho diz falha na operação oque fazer?
    grato!
    (contato:asaphcbp@gmaill.com)

     
  41. Asaph_Prado Online! 16 de maio de 2009 às 10:52

    consegui colocar o executor quando o executo ele aparece uma janelinha pra escrever como se foç a do SMS oq faço nla?
    quando abro o cel pelo far menager usando o qa2020 ele abre e aparece as duas pastas do aparelho então quando clico em uma dlas o celular liga e prepara pra transferência de dados e o farmanager da erro

    Deus. isso é soh comigo?

    k790i

     
  42. Anônimo Online! 25 de maio de 2009 às 14:04

    Eu tentei com o W200a cid 53 com a plataforma DB2020 com todas as velocidades

    O que eu faço agora ??

     
  43. Unknown Online! 3 de junho de 2009 às 11:33

    oi,
    quero saber s funciona com o SE w200I cid 53
    desde ja muito obrigada.

     
  44. Anônimo Online! 15 de agosto de 2009 às 10:07

    POXA GLRA DO ALLSONY! VC SALVARAM MINHA VIDA!
    MINHA MÃE IA ME DEPENAR QUANDO TENTASSE LIGAR O CEULAR E ELE NAUM FUNCIONASSE putz segui o tutorial e funcionou certinho!
    vlw campeão!abraços!qualker duvida postem q eu ajudo vcs!

     
  45. Bismarck Online! 26 de dezembro de 2009 às 23:43 Este comentário foi removido pelo autor.  
  46. Bismarck Online! 26 de dezembro de 2009 às 23:44 Este comentário foi removido pelo autor.  
  47. Bismarck Online! 26 de dezembro de 2009 às 23:46

    Eu tenho um w580i e fiz tudo certinho
    mas quando é para colocar a CDA
    que eu coloco pára reconhecer
    denovo aparece um erro assim: Openplugin/>> porque?
    agradeço.

     
  48. Bismarck Online! 30 de dezembro de 2009 às 14:11

    Agora Consegui, mas pega menus flash só nos temas que veio no celular e nao pega nos que eu baixei porque?
    Agradeço.

     
  49. Anônimo Online! 7 de janeiro de 2010 às 05:58

    cara esse é o melhor forum de far53 que ja vi... vlw mesmo.

     
  50. Anônimo Online! 1 de fevereiro de 2010 às 14:31

    eu fiz tudo como foi dito .. mas estou com um problema, tipo meu cel ja esta flasheado mas agora esta tudo grande, as letras , as cores mudaram e esta tudo embaralhado.. nao sei o q aconteceu.. se puder me ajudar agradeço... valew!

     
  51. Anônimo Online! 1 de maio de 2010 às 15:34

    pow tipo nao qer copiar para oflash:/ tipo nao existe ?? me ajuda wae pow

     
  52. Anônimo Online! 22 de maio de 2010 às 18:59

    bruno passa seu msn por favor
    valeu

     
  53. Anônimo Online! 8 de agosto de 2010 às 05:17

    flasheae meu celular agora ele so mostra o logo da sony erricsson ou entao reinicia

     
  54. Anônimo Online! 16 de janeiro de 2011 às 14:15

    fica em ingles o sony ericson w380 depois que poem o main eo fs

     
  55. Anônimo Online! 16 de janeiro de 2011 às 14:51

    valeu de certo so baixar tudo depois colovar main eo fs no oflash e colocar pnx dcu-60 e velocidade 23bla bla depois cda colocar na pasta que indica da certo mesmo cara e para desbloquear e so entrar no site da vivo se cadastrar e colocar desbloquear ira pedir o imei e o modelo depois te dara um codigo e so apertar *<<* network digita o codigo e ira desbloquear o cadeado

    mas vlew cara muito bom

     
  56. Adonaifrota Online! 21 de janeiro de 2011 às 14:01

    Amigo consegui certinho, mais não aceita chip, ta bloqueado =X

     
  57. Anônimo Online! 25 de novembro de 2011 às 08:10

    Qual a Main, FS e CDA devo utilizar para o meu w580i cid 53??

     
  58. Unknown Online! 24 de junho de 2012 às 12:55

    me sony ericssn w380a ficou com a tela preta deois de uma atualizaçao pelo seus mas eli ta funcionando corretamente so a tela q ta black tem como resolver isso?

     
  59. Unknown Online! 18 de setembro de 2012 às 19:38

    Excelente tutorial depois de procurar muitooo, achei esse que realmente funcionou.PARABENSSS.

     

Últimos Posts

Leitores

Melhor visualizado: Resolução da tela: 1024x768