Bem Galerinha, vamos a mais uma aula sobre Sony Ericsson!
Desta vez iremos aprender a extrair todos os arquivos de seu FS( Se trata de todos os arquivos da memória interna do aparelho )


Caso tenha algumas dúvidas sobre os termos aqui citados recomendo que dêem uma lida completa em nossa FAQ, muita coisa é esclarecida lá.


Obs: Testado por MIM( Bruno Gomes!! ) em FS's de aparelhos das plataformas DB2010, DB2012, DB2020 e PNX5230 com CID's 49, 52 e 53.


Considerações: Creio que funcione em qualquer CID e Plataforma( Inclusive A2 ou caso prefiram: DB3150, isto é, caso consiga uma FS no formato FBN )


Bem, vamos ao que interessa.


O que iremos precisar?


  • Dois programas que nos auxiliam no processo,
    * MAIN 2 Raw ( Converte a FS do formato FBN para imagem RAW )
    * SEFSTool 4 ( Extrai os arquivos da FS no formato RAW )
  • FS no formato FBN do aparelho o qual deseja extrair os arquivos internos
    A FS pode ser encontrada Facilmente aqui em nosso Blog, visite a área:
    Caso não tenha encontrado-a aqui, pode encontrar no seguinte endereço :
    www.4shared.com


Muitos têm dificuldades em extrair os arquivos da FS pelo simples fato de o SEFSTool 4 trabalhar no formato MS-DOS, mas com este Tutorial você verá que não há nenhum bicho de sete cabeças.
  • Após baixar todos os arquivos indicados, extraia em um local de fácil acesso no PC, estarei utilizando a FS do W810 como exemplo no Tutorial.
    Coloque a sua FS.MBN e o executável Main2Raw na mesma pasta e logo após arraste o arquivo MBN para cima do executável Main2Raw.exe . Deverá ser aberta uma janela do DOS( Caso receba algum aviso de segurança, permita que o programa seja executado livremente ) com algumas informações da FS, perceba também logo abaixo a seguinte mensagem:

    Task finished! Press ENTER to quit...

  • Pressione o botão ENTER do teclado e observe que no mesmo diretório onde você pôs o programa e a FS foi criado um arquivo com o mesmo nome da FS só que com extensão RAW .
    Agora para facilitar nossa vida mais a frente façamos o seguinte, no Disco C do computador crie uma pasta com um nome qualquer, recomendo o mais fácil e pequeno possível, aqui utilizei o nome FS , após criada a pasta no diretório C copie o arquivo RAW criado pelo Main2Raw anteriormente e o executável SEFSTool4.exe para a pasta criada neste passo( FS ).
    * Renomeie o arquivo com extensão RAW para um nome mais simples retirando besteiras como versão de SW e CID que neste tutorial não importam. No caso aqui pus W810.RAW .


Vá em Iniciar > Executar, na caixa que abirá digite CMD e pressione Enter,o MS-DOS deve ser aberto, nele digite cd.. e pressione Enter, depois novamente cd.. e Enter .
Agora você através do DOS encontra-se no Disco C. Seguindo, digite cd fs e Enter . Em seguida digite sefstool4.exe w810.raw e tecle Enter .




Espere todo o processo, se tudo der certo você receberá a seguinte mensagem:
Task finished! Press ENTER to quit.



Em seguita tecle Enter novamente para finalizar!


Os arquivos devem ficar no mesmo diretório do programa( C / FS ) em uma pasta cuja nomenclatura obedece a seguinte estrutura _nome.raw, no meu caso _w810.raw .


Obs: Se você criou uma pasta com nome diferente no Disco Local C deve escrever o nome da mesma na parte do DOS com o SEFSTool4.


Abraços a todos!


--------------------------------------
Todos os créditos a Bruno Gomes
Caso queiram copiar mantenham os
créditos

GSMBrasil - www.gsmbrasil.info
AllSony - allsony.blogspot.com
--------------------------------------


2 comentários:

  1. Anônimo Online! 19 de dezembro de 2008 às 06:38

    UP Muito BOM

     
  2. Aŋđєrѕσŋ Sσυzα Online! 24 de dezembro de 2008 às 10:00

    Os 2 programas encontrei aki:
    http://www.4shared.com/file/53783440/74572fc3/main2raw__SEFStool4_Firmware_editor.html?s=1

    Muito bom o tudo!
    Valew!

     

Últimos Posts

Leitores

Melhor visualizado: Resolução da tela: 1024x768