FAQ - Dúvidas Básicas

by Bruno Gomes | 11:48 in |

Sempre recomendo a leitura deste post para usuários iniciantes antes de qualquer edição/modificação em seu Sony Ericsson, pois aqui você vai solucionar dúvidas básica além de se familiarizar com os termos que vai se deparar quando estiver lento Tutoriais sobre modificações no aparelho.

Bem, vamos lá. Caso ainda reste alguma dúvida sobre determinado assunto tratado aqui, podem postar na boa que estarei respondendo imediantamente.


O que é modo Flash? Como ligar o aparelho neste modo?

- O modo Flash nada mais é que o modo utilizado pelo aparelho para enviar firmware, patchs, scripts, ter acesso as pastas do sistema( Trocar drivers da câmera, áudio, display entre outros ) e etc. Para ligar o aparelho neste modo é muito simples, com o aparelho desligado segure o botão C do telefone e conecte o cabo USB, se tudo estiver certo um novo hardware será encontrado no PC, basta instalar os drivers e você terá total acesso por diversos programas tais como Far Manager, SETool, XS++ e etc.

Onde consigo os drivers para essa conexão( USB Flash )?
- Muito simples, baixe o arquivo auto-executável disponibilizado aqui e instale os drivers.
Download Driver USB Flash

O que é CID ?
- CID é tipo uma proteção do software que vai sendo aprimorada pelo fabricante( no caso Sony Ericsson ). A medida das pesquisas de usuários experientes vão aparecendo softwares compatíveis com determinado CID quebrando sua proteção. Por isso a dificuldade do desbloqueio de novos CIDs devido a proteção. Para usuários que também têm conhecimento de Motorola vão entender a comparação que vou fazer, o CID assemelha-se ao Boot Loader nos Motorolas.

Hoje a luta é contra o CID53.

Eu posso mudar a versão do meu CID?
- A resposta é SIM. Então você pergunta, porque não, como no exemplo do CID53 que ainda tem uma proteção bastante grande, abaixar a versão para 49 e ter acesso na boa a desbloqueio entre outros? Pois infelizmente ainda só é possível fazer o upgrader( subir ) do CID, nada de downgrader( descer ). Lá vem outra duvida, se a medida da subida do CID a proteção aumenta, por que eu lá iria querer subir o CID? Porque em algumas plataformas apenas é possível o desbloqueio num CID expecífico( Caso dos DB2020, só vai na boa no CID52 ) então quando pego num CID mais baixo é preciso fazer o upgrader.

O que é DB2020, DB2010, DB2012, DB3250, PNX5230?
- Essas são as plataforma operacionais do seu Sony Ericsson. Daí pode estar vindo outra pergunta na sua cabeça, como saber em qual o meu se enquadra? Simples, basta conecta-lo em modo Flash no programa XS++, ele te gera todas as inforamções necessárias tais como: CID, SW, MODELO, PLATAFORMA.

O que é GDFS?
- GDFS é a parte da memória Flash do aparelho responsável por informações importantíssimas tais como IMEI, por isso imprecidível ter o backup GDFS do seu aparelho. Para quem conhece a linha Motorola o GDFS( dos Sony Ericsson's ) pode ser comparado ao PDS( dos Motorolas ).

O que são menus em Flash?
- Menus em Flash( Flash Lite ) nada mais são que arquivos SWF, só que apenas com esses SWF não é possível ter um menu correspondente no aparelho. Por isso se faz necessário associar determinado SWF há um tema normal do aparelho( THM ). Os menus em SWF só funcionam na série Walkman. Há excessões em algumas versões de SW do W800.

Quer dizer que eu só posso mudar o visual dos meus menus se ele for da série Walkman?
- Não! Muito pelo contrário, você pode personalizar numa boa os menus do seu sony ericsson utilizando imagens no formato GIF( "linkadas" no MENU.ML, que é um arquivo responsável pela disposição dos menus do aparelho, existe tutoriais aqui no Blog )e também diretamente "substituindo" o local de leitura ods ícones originais do aparelho( formato PNG ) através de patchs, são os chamado SYSGFX.

Como aumentar volume do áudio? Melhorar câmera e display?
- Existem na memória Flash arquivos responsáveis por isto( áudio, câmera e display ), portanto para encrementarmos nosso aparelho com um som mais alto ou uma melhora significativa da câmera basta fazer a troca desses arquivos originais por alterados com intuito justamente de melhorar a qualidade cada vez mais do aparelho. Existe diveeersos desses arquivos aqui no Blog e Tutoriais de como envia-los.

O que são PATCHS?
- Os patchs são arquivos nos quais mudam determinado valor Hexadecimal do MAIN, podendo assim alterar leitura de menus de posição, abilitar determinados itens e até mesmo desbloquear o aparelho. São utilizados geralmente no formato VKP e podem ser alterados simplesmente com o bloco de notas do windows.

O que são SCRIPTS?
- Como os patchs, servem para alterar valor Hexadecimal na memória do aparelho, a diferença é que o valor é escrito no GDFS. Portanto tome muito cuidado com a aplicação de SCRIPTS. Alguns muito famosos são os de upgrade de CID e alteração de banda do aparelho para funcionar na Vivo( Quadriband ). Podem ser utilizados na boa em formato TXT.

Como é dividida a memória Flash do aparelho?
- A memória do Flash é dividida da seguinte forma: EROM, GDFS, MAIN e FS.

EROM é meio que só para assistência técnica então nem vou falar, GDFS já discutimos.
MAIN - Local de comando do sistema e também onde são escritos todos nossos patchs e scripts.
FS - File System, neste ficam todos os arquivos do sistema.

Como saber a versão do meu software?
- É possível olhar a versão na boa por programas conectados em modo Flash com o aparelho. Mas o método que mais uso é pelo próprio aparelho, existe uma menu "oculto" que pode ser acessado com uma sequência de teclas do aparelho, a sequência é a seguinte:

>**<<*<* Obs: Digite rapidamente.

Você verá o menu de Serviços do aparelho, entre em Info de serviços > Info do software. A primeira linha vai ser a versão do software do aparelho

Quando vou Flashear o aparelho quais arquivos eu utilizo?
- É utilizada MAIN, FS e CDA. Pois bem, a MAIN e FS já foi explicada, mas esta tal de CDA para que serve?
A CDA é o arquivo digamos da operadora, na maioria das vezes nela que vêm as personalizações da operadora. Também tem certa importância na linguagem.

Meu aparelho veio em inglês, como colocar português-br?
- Você deve Flashea-lo com o pacote Flash America 2, o qual contém idioma português brasileiro. Sempre observando que o MAIN e FS devem ser da mesma versão de Software e CID .

Pronto, por enquanto é só. A medida que perceber que esqueci de alguma coisa vou editando o post e adcionando.

Abraços
a todos

24 comentários:

  1. Anônimo Online! 15 de dezembro de 2008 às 09:59

    eae campeao ke site louco rerere

    tenho o v3 D&G e entendi um pouco disso tudo

    faltou colocar como faz para saber o cid dos sonys

    abraços

     
  2. Bruno Gomes

    Realmente amigo, Obrigado pelo toque.

    Mas é que já tem o Tutorial na respectiva área, mais precisamente aqui:
    http://allsony.blogspot.com/2008/09/instalao-de-drivers-visualizao-de-cid-e.html

    Abraços

     
  3. DADINHO.CORE Online! 23 de janeiro de 2009 às 01:08

    qual a diferença entre OPT CID e EROM CID ?

     
  4. Bruno Gomes

    Amigo, a diferença exata ao pé da letra eu não sei, o que posso dizer é que o real CID do aparelho é o EROM que é gravado em sua Firmware, como há métodos de fazer o upgrader( FREE ) e downgrader( Por enquanto só pagando ).

    Forte abraço

     
  5. Anônimo Online! 20 de março de 2009 às 08:05

    Olá amigo,parabéns pelo post.Gostaria de saber se com esses softwares eu poderia substituir os drivers da cam e do som no meu sonyericsson k550 com cid53.Haveria algum tutorial para isso?
    Agradecido desde já.
    Atenciosamente
    Alexandro.

     
  6. Unknown Online! 22 de março de 2009 às 10:56

    Caro Bruno!
    Ao ler esse tutorial, encontrei uma parte que fala,
    ["Onde consigo os drivers para essa conexão( USB Flash )?
    - Muito simples, baixe o arquivo auto-executável disponibilizado aqui e instale os drivers."],
    eu baixei o arquivo e me deparei com um antigo problema... a instalação do Gordons Gate...
    Esse carinha sempre me deu problemas na instalação, inclusive, agora fui testar a instalação dele e vai até certo trecho e trava, simplesmente fica um tempão parado ali sem ação...
    quero saber se tu tens como me ajudar, se sabe algo sobre algum possível bloqueio de instalação, pelo sistema do pc mesmo, que possa bloquear a instalação do GG.
    Agradecido

     
  7. Bruno Gomes

    Anônimo - Alexandro ( Comentário 5 )

    O software o qual é possível trocar drivers de som( Acoustic ), câmera( Camdriver ) e entre outros arquivos para aparelhos DB2020 CID53( Seu K550 se enquandra nesta primeira ) e PNX5230 é o Far Manager com o Plugin Just da Flasher( JDFlasher ) instalado e operando corretamente.

    Este software prontinho você pode baixar aqui:
    Far Manager Portable - DB2020 CID53 e PNX5230

    E para trocar o drivers basta substituir os originais por algum que tenha encontrado de sua preferênicia.

    Diretórios:

    Som - Ifs/Settings/Acoustic
    Câmera - Ifs/Settings/Camera

    Obs: Conecte o aparelho em modo Flash no programa e entre na opção Ofs.

    Apesar de não ser referido o seu aparelho você basear-se neste processo:
    Aumentando o áudio do W380 - PNX5230

    O que vai mudar é que escolherá o script DB2020 ao invés de PNX5230.

    Qualquer dúvida sobre o processo só postar,

    Abraços!

    Carlos Vicente ( Comentário 6 )

    Nunca ouvi falar em nenhuma restrição de instalação do Gordons, mas se você está porblemas pode fazer a instalação "manual".
    Na verdade, sempre utilizo esta ao invés deste Gordons Gate.

    E como proceder?
    Simples, quando aparecer o assistente de instalação de novo hardware indique esta pasta com o driver:
    Driver USB Flash Sony Ericsson - DCU60

    Caso não esteja mais aparecendo o assistente de instalação de novo hardware, procure o driver no Gerenciador de Dispositivos e atualize-o indicando a pasta recomendada.

    Abraços e qualquer dúvida estamos a disposição!

     
  8. Unknown Online! 22 de março de 2009 às 18:34

    valeu a ajuda Bruno... desculpa minha ignorância, mas não encontro esse Gerenciador de Dispositivos aí cara... pq pelo primeiro modo que seria mais simples, não ta dando certo, bem pelo problema que você disse...
    se puder dar uma luz aí ta valendo!
    abrass

     
  9. Bruno Gomes

    Como entrar no Gerenciar de Dispositivos?
    Simples:

    Tecle Windows + Pause Break( Ou então no ícone Meu Computador clique com o botão direito do mouse e clique em Propriedades ), aparecerá a tela de Propriedades do Sistema, entre na aba Hardware e verá uma tecla com o nome Gerenciador de dispositivos. Tecle nela e será mostrada uma nova janela com todos os seus dispositivos.

    Procure algum com uma exclamação amarela do lado esquerdo, observe o nome, provavelmente este deve ser o driver não instalado.

    OBS: Conecte o aparelho no computador em Modo Flash antes de fazer tudo isso.

    No aguardo...

     
  10. Anônimo Online! 27 de abril de 2009 às 09:46

    Sempre tenho celulares Sony Ericsson. Recentemente adquiri o modelo C-905 porém comprei de particular e está bloqueado na CLARO. Tem algum meio de desbloquear por codigos ou sofwares?

     
  11. Bruno Gomes

    Sim amigo, recentemente "surgiu" uma maneira totalmente grátis para desbloqueio da plataforma A2( A qual se encaixa o seu C905 ) utilizando um software chamado Aerix, ele é rápido e prático! Veja:

    Desbloqueio A2 ( DB3150 ) Grátis.

    Um forte abraço!!

     
  12. Anônimo Online! 23 de maio de 2009 às 10:43

    olá, faz tempo que tento fazer uma atualização no software do me w710i mas não condigo o cid dele é 49 e é portugues de portugal já tentei a char os arquivos nescessarios para flashea-lo mas não encontrei se poder me ajudar agradeço.

     
  13. Unknown Online! 11 de junho de 2009 às 17:28

    Hooo amigo tenho um problema com meu sony w 610i minha vida era feliz eu add jogos nele e tudo mais atem que um dia jogar ai deu falha na operação em tudo jogo que eu clicava e agora o que eu faço me explique, sei que vc é fera nessa area me de a mão ai ..cara já agradeço.....

     
  14. Anônimo Online! 22 de junho de 2009 às 21:51

    Olá, e sobre o desbloqueio do w580 com cid 53, o tutorial é bem elaborado parabens, só que quando é para ligar o celular para executar o programa eu não consigo pois o celular esta pedindo para insirir o chip correto só que ele não aceita nenhum outro chip tem alguma maneira de executar sem ter que ligar o maldito celular. Por favor me ajudem já estou ficando louco.
    desde já agradeço

     
  15. Anônimo Online! 9 de agosto de 2009 às 17:31

    Ola cara fiz tudinho para instalar os driver para reconher mais nao aparece a pasta do celular so aparece a pasta da memoria.por favor me ajude

     
  16. Anônimo Online! 16 de fevereiro de 2010 às 07:43

    hola me gustaria que me puedo explicar cómo flashear mi W508. Actualice con su menú pero no puedo instalar ningun flash, los temas pero si tengo ke Zip.er a descomprimir archivos rar a ser capaz de instalarlos.un saludo y muchas gracias por adelantado, con lo ke sea

     
  17. Anônimo Online! 20 de fevereiro de 2010 às 16:33

    Bruno, tganhei um cel sony w880i e coloquei meu chip da claro, só que ta dando uma mensagem para colocar o chip correcto...isso é pq ta bloqueado?

    e agora??

    klyber

     
  18. Bruno Gomes

    Comentário 14 - Anônimo

    Amigo, infelizmente para concluir o desbloqueio você tem de ter o chip originalmente aceito pelo aparelho. =/

    Comentário 15 - Anônimo

    Pasta da memória? Onde seria isso amigo??
    Forneça mais detalhes porfavor...

    Comentário 16 - Anônimo

    Isso vai depender da versão de CID do seu aparelho. Até CID52 utiliza-se o SETool2Lite v1.11, CID53 FarManager Plugin JustdaFlasher.

    Comentário 17 - Anônimo

    Exatamente, aparelho bloqueado. Se você possui o cupom fiscal recomendo leva-lo na operadora para efetuar o desbloqueio TOTALMENTE GRÁTIS.

    Mas caso não tenha, existem sim formas GRÁTIS. Mas o método apropriado vai depender do CID de seu aparelho.

    Qualquer dúvida estou a disposição! (Y)

     
  19. Anônimo Online! 15 de abril de 2010 às 19:27

    Tenho um r306 encostado ha tempos. Nao consigo faze-lo conectar por nenhum programa... nem o Sony ericsson PC suite. Ja instalei seus drivers mas apenas o Windows o reconhece como drive usb... me deixa enviar e resgatar arquivos ... mas nao tenho acesso aos arquivos do sistema. Gostaria de excluir 2 jogos que vieram gravado de fabrica mas o cel me informa que o arquivo e protegido e nao me deixa apagar... Ha alguma dica, driver ou programa para esse aparelho (r306)?

     
  20. Unknown Online! 29 de junho de 2010 às 11:28

    Meuu reiii eu tenho um Sony ericsson k660i e ele
    ta aparecendo chip inativoo e não faz e nem recebe
    ligaçãoo e nem manda msg e nem rcebee sobe como
    posso arrumar ele me disseram que algum poblemaa
    de rede que pode ter sido apagooo i euu to sem celu
    i até agoraaa naum acheii nehum sitee que me ajudasse
    ai vi ake que vocee é feraaa nisso ser a que voce tem como me ajudarr??????????

     
  21. Anônimo Online! 29 de maio de 2012 às 08:18

    Olá Bruno, tenho um aparelho Sony Ericsson W380 e ontem do nada ele resetou, ou seja não tenho mais minha lista de contatos, musicas e fotos, a memoraria dele e interna de 8GB e está zerado, como se tivesse sido formato, tem um jeito de recuperar esses dados?

    Agradeço.

    Marcia

     
  22. Anônimo Online! 29 de maio de 2012 às 08:25

    Corrigindo Bruno o meu sony ericsson é W980

    Marcia

     
  23. Anônimo Online! 25 de fevereiro de 2013 às 13:59

    Olá! Bruno estava fuçando meu sony ericsson W580i quando me deparei com um "jogo" executor, qual foi minha surpresa apagou tudo e amém, estou tentando todas ou seja já sei o que houve porém as ferramentas que preciso são complicadas, pois não entendo essa linguagem gostaria muito que se você pudesse poderia me indicar os links onde conseguir as ferramentas para arrumar meu erro! obrigado!

     
  24. Unknown Online! 2 de abril de 2014 às 18:03

    Tenho um sonyerisson há 06 anos, e agora quando abro a tampa para fazer ligação, o display apresenta-se branco. Com consertar? grato. joão.

     

Arquivo

Últimos Posts

Leitores

Melhor visualizado: Resolução da tela: 1024x768